terça-feira, 2 de setembro de 2014

O MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS FECHOU, E QUEM É QUE SE COMPORTOU MELHOR NO DEFESO O BENFICA, O PORTO OU O SPORTING?

O mercado transferências fechou ontem e em Portugal os 3 grandes movimentaram-se muito neste defeso, não só nas compras, mas também nas vendas.
O Benfica gastou cerca de 38,5 milhões na compra de jogadores e recebeu 40,7 milhões na venda de jogadores, ou seja, tem um saldo positivo de 2,2 milhões. Será que estes 38,5 milhões forão bem gastos? Será que o Benfica conseguiu colmatar todas as posições? A resposta é não nas duas perguntas. O Benfica teve muitas falhas no mercado de transferências, contratou jogadores desnessários, Candeias, Dawidowicz, Friesenbichler, Luis Felipe não eram necessários nos encarnados, alguns deles até já saíram emprestados, para além disso contrataram jogadores um bocado caros para o que o valem como são os casos de Benito, Cesar e Vitor Andrade (o que não quer dizer que no futuro não possam vir a ser bons jogadores, mas foram demasiado caros para não serem apostas imediatas), depois não contratou um avançado (falta um goleador no campeão nacional) e já para não falar no caso de Eliseu que podia ter vindo de borla e acabaram por desembolsar 1,5 milhões por ele, resumindo e concluindo o Benfica atacou muito mal este mercado de trasnferências. O que não quer dizer que não tenha feito bons negócios como foram o caso de Cristante, Samaris (foi também algo caro, mas compreende-se), Júlio César, Talisca e Derley.
O FC Porto gastou cerca de 43,3 milhões na compra de jogadores e recebeu 51 milhões na venda de jogadores, ou seja, tem um saldo positivo de 7,7 milhões. O FC Porto tem um plantel muito forte é certo, mas não foi um exagero comprar tantos jogadores? Será que alguns não foram maus negócios? A resposta é sim nas duas perguntas. O FC Porto contratou demasiados jogadores, alguns apenas foram caprichos do treinador, Campaña, Otávio, Marcano são exemplo disso, já para não falar que muitos jogadores que foram contratados pelos azuis e brancos vão ter muito rendimento desportivo, mas financeiro nenhum, Brahimi compraram a totalidade no passe e no dia seguinte venderam 80%, perdendo dinheiro, Casemiro, Oliver e Tello foram emprestados, já para não falar em Adrián pois gastaram 11 milhões por 60% do passe num jogador que não era titular no Atlético de Madrid.
O Sporting gastou cerca de 16,3 milhões na compra de jogadores e recebeu cerca de 17,45 milhões na venda de jogadores ou seja tem um saldo positivo de 1,15 milhões. Será que todos os jogadores que o Sporting contratou eram necessários? A resposta é não. O Sporting contratou muita gente, mas quase ninguém é verdadeiramente um reforço, Nani e Sarr são as únicas exceções, de resto todos os jogadores não servem para ser titulares nos leões e alguns até foram bastante caros para o que valem. Por tanto o Sporting contratou muitas promessas, mas poucos jogadores com qualidade para se afirmarem rapidamente no plantel leonino.